Acker

Quem quer, ganha!

QUEM QUER, GANHA

Ao longo da minha jornada percebi algo: "quem quer, ganha!", só basta usar as ferramentas, treinar, e você vai ganhar! Não importa onde você está inserido ou quem você foi antes; o que realmente importa é quem você quer se tornar.

Aprendi algo muito valioso: "a vontade não é algo que se compra e nem se ensina". Quando comecei na carreira, há muito tempo atrás, eu sempre tive mais vontade que muitas pessoas. Eu era sempre o primeiro a chegar e o último a sair, me atualizava e trocava ideia com a galera mais sênior da época. Fui a mais de 20 eventos em apenas um ano, estava sempre nos meetups, anotando o que as pessoas falavam e colocando em prática, enquanto muitos preferiam ficar em casa esperando o tempo passar.

Percebi que isso fez uma grande diferença em minha vida, pois eu coloquei muita intensidade naquilo. Não era de brincadeira que eu estava lá; eu realmente só queria aprender e colher feedbacks. Como sempre digo, algo que está marcado para mim é que "a intensidade distorce o tempo". Quanto mais intensidade você colocar em algo, mais rápido será seu aprendizado. Por isso, é muito mais fácil alguém aprender inglês estando na Inglaterra do que apenas ficando no Brasil, estar na Inglaterra faz com que você tenha mais intensidade.

Quando me tornei líder, há alguns anos, percebi que muitas pessoas não possuem o "querer". Em muitas entrevistas que fiz, vi pessoas despreparadas, que não sabiam nem responder o que gostam de fazer, e não sabiam responder perguntas simples cotidianas. Elas realmente não tinham se preparado e não queriam ganhar. As que sempre saíram na frente foram as que possuíam vontade. Elas não precisaram ser 100% perfeitas, nem perto disso. Elas queriam vencer, estavam dispostas a aprender, e tiravam dúvidas nos momentos certos durante uma entrevista. Sabiam sobre a empresa para a qual estavam se candidatando e não tinham problemas em dizer "eu não sei, mas vou aprender".

⁠_"Eu não paro quando estou cansado, paro quando termino." - David Goggins_

Um exemplo de alguém que quis ganhar foi o meu barbeiro. Lembro bem do dia em que fui à barbearia e era o primeiro dia dele. Naquele dia, trocamos um papo casual e ele mandou muito bem no meu cabelo. Continuei cortando com ele por mais de um ano. Conforme trocávamos ideias, ele sempre compartilhava que estava estudando e lendo livros como "Mais Esperto que o Diabo", "O Homem Mais Rico da Babilônia", e sempre fazendo cursos e acordando super cedo. Ele aprendia muito naquele ambiente de barbearia, já que o networking ali era gigante. Com o tempo, ele se desenvolveu muito rápido e, recentemente, me disse que virou gerente da barbearia e estava liderando. Incrível como o esforço e a vontade de ganhar dele foram grandes. Ele apenas utilizou o ambiente em que estava para aprender e se aprimorar, com base em network, estudo e prática.

Dito tudo isso, espero que, através deste conteúdo, você também aprenda a querer ganhar. Lembro que, muito tempo atrás, eu sempre quis ganhar, e até hoje estou em uma competição comigo mesmo. Não tem nada a ver com ninguém lá fora, é só eu contra eu mesmo, e todos os dias isso se repete.